A- A+

SITUAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS

O monitoramento dos reservatórios consiste em realizar o acompanhamento dos seus níveis d'água e das vazões afluentes e defluentes, servindo de suporte para a tomada de decisões sobre a sua operação, de forma a permitir o uso múltiplo dos recursos hídricos. 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA tem a atribuição de definir e fiscalizar as condições de operação de reservatórios operados por agentes públicos e privados, visando garantir o uso múltiplo dos recursos hídricos, conforme estabelecido nos Planos de Recursos Hídricos existentes e, no caso de reservatórios de aproveitamentos hidrelétricos, tais definições serão efetuadas em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. 

A ANA divulga mensalmente, por meio da Superintendência de Usos Múltiplos – SUM, sete boletins de monitoramento, referentes aos reservatórios do rio São Francisco, do Nordeste, do Sistema Hidráulico do Rio Paraíba do Sul, do Sistema Cantareira, Furnas, Alto Paraguai e do rio Doce que podem ser acessados através da página da ANA.

http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/saladesituacao/boletinsmonitoramento.aspx

Clique aqui para ver o acompanhamento diário da ONS

O relatório contendo informações sobre a Operação dos Reservatórios de Regularização de Vazões pode ser consultado através do link abaixo:

:: Relatório

A Sala de Situação do SIGA possibilita acompanhar a vazão e nível dos reservatórios e dos 21 pontos de monitoramento da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA. A Sala de Situação pode ser acessada pelo link: http://sigaceivap.org.br/siga-ceivap/salaDeSituacao