A- A+

Notícias

Acontece
20-06-2022

AGEVAP completa 20 anos

Foto: Acervo AGEVAP Noticia

Reunião na sede da AGEVAP, em Resende/RJ, no ano de 2006.

Criada em 20 de junho de 2002 para cumprir as funções definidas na Lei Federal 9.433/1997, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) se tornou a primeira entidade delegatária com funções de agência de água instalada no Brasil e, desde então, tem sido modelo e referência para a implantação de outros organismos que se ocupam da gestão hídrica no país.

Ao assumir a tarefa de fornecer apoio técnico e operacional à gestão integrada dos recursos hídricos e atuar no planejamento, execução e acompanhamento das ações levadas à prática na bacia, pouco a pouco a AGEVAP se tornou uma experiência de sucesso, graças, sobretudo, ao seu pioneirismo. Criada inicialmente para atender ao CEIVAP, a AGEVAP hoje comemora 20 anos de história.  

Sediada na cidade de Resende/RJ, uma região de destaque nacional, que abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Agência tem como área de atuação bacias hidrográficas extremamente urbanizadas, que constituem um verdadeiro desafio para aqueles que abraçaram a missão de trabalhar em favor da preservação de suas águas.

Os valores cultivados pela AGEVAP enfatizam a transparência de sua gestão; clareza na divulgação das ações desenvolvidas e na aplicação de recursos arrecadados; conduta ética, pautada por princípios como moralidade, respeito, imparcialidade e igualdade; responsabilidade e compromisso em cumprir sua missão; cooperação e parceria no desenvolvimento do trabalho de integração intra e interinstitucional; e legalidade.

Atualmente, a AGEVAP possui oito Contratos de Gestão assinados com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), atendendo a 17 comitês de bacias hidrográficas.

Clique aqui e saiba mais sobre a AGEVAP.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO