A- A+

Notícias

Integração
13-01-2026

CEIVAP realiza última plenária de 2025

As últimas reuniões de 2025 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 4 de dezembro, de forma remota.

Foto: Acervo Ceivap Noticia

CEIVAP realiza última plenária de 2025

As últimas reuniões de 2025 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 4 de dezembro, de forma remota. A pauta das plenárias contemplou uma apresentação sobre a execução do PAP em 2025; a aprovação da Deliberação que dispõe sobre a aprovação do Plano de Aplicação Plurianual – PAP da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul para o período de 2026 a 2030; e o referendum da Deliberação nº 356/25, que dispôs sobre a celebração do novo Contrato de Gestão entre a Agência Nacional de Águas – ANA e a Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, com a anuência do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Além disso, a Deliberação sobre a Agenda/Planejamento anual de 2026 e apresentação - Revitalização de Bacias, Sub-bacias e Microbacias foram discutidas. No mesmo dia, foram realizadas a 2ª Reunião Ordinária e a 3ª Reunião Extraordinária do CEIVAP.   

 

A presidente do CEIVAP, Ana Asti, abriu a reunião coa apresentação do PAP. A assessora da diretoria executiva da AGEVAP, Marina Assis, lembrou que os planos são inteiramente estruturados a partir do PIRH e informou que não houve alterações significativas. Também destacou que, embora a ANA esteja discutindo uma atualização manual do PAP, nenhuma das mudanças previstas impacta a forma de estruturação atualmente utilizada. O modelo permanece organizado em quatro finalidades, sendo as duas primeiras voltadas para aspectos técnicos, relacionadas à gestão de recursos hídricos e à agenda setorial, enquanto as demais referem-se, respectivamente, ao apoio ao comitê, que contempla o custeio das ações necessárias para seu funcionamento, além da manutenção da entidade delegatária, correspondente à finalidade 4. Destacou a importância de apenas inserir no PAP ações que serão realizadas. Marina também enfatizou que a atualização do PIRH exigirá um olhar atento e afirmou que o valor arrecadado precisa ser desembolsado mantendo a reserva de contingência no final do PAP. 

 

Os itens  Referendum da Deliberação n° 356/2025, que dispõe sobre a Agenda/Planejamento anual de 2026, foram aprovados na reunião. 

 

gerente de recursos hídricos Flávio Monteiro (AGEVAP) também informou sobre a consolidação de uma parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), visando ao apoio mútuo na revitalização da bacia do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa, fundamentada no trabalho do membro da plenária Matheus Cremonese (PREA), busca aproveitar a convergência de ações entre as instituições para dar amplitude e densidade aos projetos, integrando o programa Mananciais como portfólio estratégico. 

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO