Notícias
Integração
13-01-2026
CEIVAP realiza última plenária de 2025
As últimas reuniões de 2025 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 4 de dezembro, de forma remota.
CEIVAP realiza última plenária de 2025
As últimas reuniões de 2025 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 4 de dezembro, de forma remota. A pauta das plenárias contemplou uma apresentação sobre a execução do PAP em 2025; a aprovação da Deliberação que dispõe sobre a aprovação do Plano de Aplicação Plurianual – PAP da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul para o período de 2026 a 2030; e o referendum da Deliberação nº 356/25, que dispôs sobre a celebração do novo Contrato de Gestão entre a Agência Nacional de Águas – ANA e a Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, com a anuência do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Além disso, a Deliberação sobre a Agenda/Planejamento anual de 2026 e a apresentação - Revitalização de Bacias, Sub-bacias e Microbacias foram discutidas. No mesmo dia, foram realizadas a 2ª Reunião Ordinária e a 3ª Reunião Extraordinária do CEIVAP.
A presidente do CEIVAP, Ana Asti, abriu a reunião com a apresentação do PAP. A assessora da diretoria executiva da AGEVAP, Marina Assis, lembrou que os planos são inteiramente estruturados a partir do PIRH e informou que não houve alterações significativas. Também destacou que, embora a ANA esteja discutindo uma atualização manual do PAP, nenhuma das mudanças previstas impacta a forma de estruturação atualmente utilizada. O modelo permanece organizado em quatro finalidades, sendo as duas primeiras voltadas para aspectos técnicos, relacionadas à gestão de recursos hídricos e à agenda setorial, enquanto as demais referem-se, respectivamente, ao apoio ao comitê, que contempla o custeio das ações necessárias para seu funcionamento, além da manutenção da entidade delegatária, correspondente à finalidade 4. Destacou a importância de apenas inserir no PAP ações que serão realizadas. Marina também enfatizou que a atualização do PIRH exigirá um olhar atento e afirmou que o valor arrecadado precisa ser desembolsado mantendo a reserva de contingência no final do PAP.
Os itens Referendum da Deliberação n° 356/2025, que dispõe sobre a Agenda/Planejamento anual de 2026, foram aprovados na reunião.
O gerente de recursos hídricos Flávio Monteiro (AGEVAP) também informou sobre a consolidação de uma parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), visando ao apoio mútuo na revitalização da bacia do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa, fundamentada no trabalho do membro da plenária Matheus Cremonese (PREA), busca aproveitar a convergência de ações entre as instituições para dar amplitude e densidade aos projetos, integrando o programa Mananciais como portfólio estratégico.
VOLTAR PARA O TOPO
OUTRAS NOTÍCIAS
22-12-2025
Funcionamento AGEVAP
17-12-2025
CEIVAP inaugura sistema de esgotamento sanitário em Maripá de Minas
