A- A+

Notícias

Releases
22-03-2024

O Dia Mundial da Água e o parlamento das águas do Rio Paraíba do Sul

Foto: Adobe Stock Noticia

No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, sempre é oportunidade para reafirmar a importância do trabalho de recuperação e preservação dos recursos hídricos da região, e sua indissociável capilaridade do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). Ao longo de quase três décadas, o colegiado tem sido protagonista na implementação efetiva da Lei das Águas (Lei Federal nº 9.433/97) e na tomada de decisões para que todos tenham acesso ao bem natural, de forma a garantir a prosperidade socioeconômica também baseada na conservação e recuperação dos mananciais, que dão insubstituível suporte à vida em sociedade.

O CEIVAP carrega em seu DNA o compromisso de ser espaço democrático, consolidando sua natureza de “parlamento das águas”, que reúne diferentes visões em sua estrutura e atuação, sendo composto pela sociedade civil, poder público e usuários, em múltiplas posições (assumindo funções na diretoria, como membros da plenária e em outros tantos grupos de trabalho). Essa multiplicidade possibilita uma compreensão maior quanto às necessidades, ansiedades e expectativas de todos aqueles profundamente dependentes desse fantástico manancial que é o Rio Paraíba do Sul, que carrega em seu curso parte significativa e pujante da história do Brasil.

Ao longo de 28 anos de existência, o trabalho do CEIVAP tem impactado diretamente a vida de mais de 5,5 milhões de moradores das cidades que compõem o seu território de abrangência (184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo), bem como sua complexa relação de contribuição no abastecimento de 3 regiões metropolitanas (São Paulo, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro), um dos mais complexos aglomerados urbanos do planeta, que remetem a quase 30 milhões de habitantes e contribuição na produção de cerca de 20% do PIB Nacional.

Para tanto, conforme preconiza a Lei das Águas, após longo período de intensos debates e ampla participação transparente e democrática, o colegiado entregou, em 2021, o Plano de Recursos Hídricos (PIRH). Trata-se de um verdadeiro pacto celebrado e que constitui seu instrumento maior de planejamento, que consolida um profundo diagnóstico ambiental da região e traz iniciativas e projetos de recuperação dos mananciais da bacia. É o norte que nos orienta para todas as ações que já estão sendo e que serão implementadas.

Outros importantes instrumentos também já foram construídos e ofertados pelo colegiado, com exemplos mais recentes o Plano de Gerenciamento de Riscos – PGR (bastante importante em tempos de mudanças climáticas) e o Plano e Programa de Educação Ambiental – PPEA, e atualmente estamos empenhados na construção também coletiva do instrumento de planejamento essencial, o ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HIDRICOS.

Todas as atividades do CEIVAP se tornaram possíveis a partir da implementação da Cobrança Pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul, em 2003 (foi a 1ª bacia hidrográfica a implantar a cobrança no Brasil). Tal instrumento de gestão tem caráter educativo e determina que as atividades econômicas que utilizam a água em suas cadeias produtivas paguem pelo uso. Todo o valor arrecadado é, obrigatoriamente, investido pelo CEIVAP em programas de conservação dos mananciais, que nestes 20 anos executou mais de R$ 240 milhões em ações de melhoria da qualidade ambiental.

A aplicação deste recurso é decidida de forma democrática no âmbito do CEIVAP, com base no PIRH. O documento aponta a universalização do saneamento básico como uma das principais urgências e, exatamente para atendê-la, dentro das 6 agendas definidas, encontra-se em execução o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR, em sua 7ª edição), que tem como objetivo aportar recursos para construção e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em municípios da bacia, de modo a reduzir os níveis de poluição nos rios. Até o momento são 29 projetos em andamento, uma obra concluída e outras nove em andamento, totalizando mais de R$ 130 milhões aportados.

É desta maneira, com muito trabalho e articulação, promovendo a integração de políticas e ações com seus 7 comitês afluentes (1 em SP, 2 em MG e 4 no RJ), que estamos atuando em tempos de enormes preocupações pelas mudanças climáticas, pela resiliência e sustentabilidade de uma das mais importantes bacias hidrográficas do mundo. E nesse Dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 22 de março de 1992, e que visa a conscientização da população a respeito dessa substância essencial para a vida no planeta, entendemos que o nosso maior desafio e grande trunfo garantidor de todo o sistema sempre será o engajamento e a verdadeira promoção de uma  sociedade hídrica plena da percepção de que, sem nosso principal atributo “mãe” ambiental, o Rio Paraíba do Sul, pereceremos enquanto sociedade produtiva e promotora de qualidade de vida.

Por fim, em nome da diretoria do CEIVAP, agradecemos imensamente a todos que dedicam de forma voluntaria seu tempo e conhecimento ao CEIVAP, bem como a excelência técnica e engajamento de todos os profissionais da AGEVAP, como agencia delegatária de reconhecimento nacional.


Marcelo Pereira Manara

Presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO