A- A+

Notícias

Projetos
26-04-2021

Programa Mananciais inicia ações de campo com visita ao Barracão de Mendes

Foto: Flávio Monteiro Noticia

AGEVAP, Água e Solo, CBH-R2R, Emater e Sec. Municipal de Agricultura em campo.

Na penúltima semana de abril, foi dado um importante passo no âmbito do Programa Mananciais do CEIVAP. A secretaria do Programa, composta pela AGEVAP e a empresa Água e Solo, junto aos parceiros representantes do Comitê Rio Dois Rios (CBH-R2R),

Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, realizaram a primeira visita de campo a microbacia do Barracão dos Mendes, no município de Nova Friburgo-RJ. Idealizado no âmbito CEIVAP e aprovado pela Deliberação nº 276 /2019, o Programa consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.


A visita antecede a elaboração do Projeto Participativo de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMA), que irá consolidar o diagnóstico ambiental da microbacia-alvo e irá e a priorização das intervenções necessárias no local. Para a região hidrográfica do Rio Dois Rios, serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões.

De acordo com Flávio Monteiro, especialista em recursos hídricos da AGEVAP, que atua na Escola de Projetos do CEIVAP, a visita técnica a microbacia representa um importante passo do projeto. “Esse momento de reunião em campo, análise da região e alinhamento dos atores do Programa é fundamental para que consigamos dimensionar o PRISMA, definir elementos chave e adaptar o processo, para que aconteça dentro das normas de segurança, diante do cenário atual que estamos vivendo”, explicou.


Um dos diferenciais da execução do Programa, é a participação da população local. Além do acompanhamento dos parceiros, Comitê do Rio Dois Rios e a Emater, que possuem vasto conhecimento sobre a região hidrográfica como um todo, este Programa vai contar também com o apoio dos moradores, que posteriormente poderão se voluntariar para o Programa.

Sobre os PRISMAs
Os PRISMAs estão divididos em três categorias: intervenções para conservação dos serviços ecossistêmicos, que incluem cercamento, prevenção à incêndios, controle de espécies invasoras; intervenções para recuperação dos serviços ecossistêmicos, que são as práticas mecânicas de conservação do solo, práticas edáficas de conservação do solo, manejo de pastagens, integração lavoura pecuária e floresta, práticas vegetativas de conservação do solo, recomposição da vegetação nativa e intervenções para desenvolvimento territorial, que englobam o saneamento rural, criação de RPPNs, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), certificação de produtos agroflorestais, uso racional da água na produção agropecuária.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO