A- A+

PGR

INFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO (PGR) DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul apresenta situações ou atividades de riscos que podem acarretar impactos negativos para o meio ambiente e população residente, assim, podem ser identificados impactos causados por atividades antrópicas e/ou por desastres naturais.

Diante disso, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, em atendimento ao Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – PIRH-PS, elaborou, por meio da contratação do Consórcio Nippon Koei/Regea, o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

A elaboração do Plano de Gerenciamento de Risco – PGR foi necessária de forma a obter um diagnóstico das áreas com relação aos riscos, bem como o detalhamento das medidas necessárias para evitar e prevenir sua ocorrência ou agir em casos de situação de desastres.

Dentro do escopo da contratação estava previsto o levantamento de dados e estudos realizados na área de abrangência da bacia, a análise dos eventos críticos e suas probabilidades, o dimensionamento dos impactos e definição de áreas de ocorrência, a matriz de probabilidade de ocorrência, o plano de contingência, a matriz de responsabilidades e o plano de gerenciamento de risco consolidado.

Todos as discussões relacionadas ao PGR foram realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho do Plano de Gerenciamento de Riscos – GTPGR, criado pela Deliberação CEIVAP nº 280/2020, sendo o grupo composto por diversos atores técnicos indicados por suas instituições, com objetivo de opinar e oferecer subsídios quanto à análise dos produtos apresentados.

Por ser o primeiro Plano de Gerenciamento de Risco para uma bacia hidrográfica, e considerando a magnitude da área de abrangência da bacia do Paraíba do Sul, fez-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias e algumas adequações para a elaboração deste estudo tendo em vista as bases de dados disponíveis.

Destacamos que o Plano de Gerenciamento de Risco é um plano em escala regional, não possibilitando alguns detalhamentos, sendo assim, caso sejam necessários levantamentos e estudos mais individualizados, os mesmos poderão ser realizados futuramente de forma particularizada, pelos atores interessados.

Considerando que os documentos gerados e as ações propostas nos planos de contingência são de interesse e de responsabilidade de diversos atores, e como muitas ações extrapolam a governança do Comitê, venho, na qualidade de Presidente do CEIVAP divulgar os links de acesso dos produtos e mapas gerados ao longo da contratação.