A- A+

Notícias

Acontece
04-06-2021

CEIVAP já investiu cerca de 177 milhões em projetos na área da bacia do Paraíba do Sul

Noticia

Próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o CEIVAP celebra um importante marco, além de seus 25 anos, que é o total de quase R$ 177 milhões em ações, projetos e programas na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água.

Desde 1996 atuando na viabilização de programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na área da bacia do Paraíba do Sul, o Comitê vem cumprindo seu papel em prol da preservação e conservação dos mananciais.

Entre as ações executadas destacam-se a elaboração de Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos para os municípios, investimento em obras relacionadas a esgotamento sanitário, recuperação de nascentes, manutenção do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP), financiamento de pesquisas e diagnósticos acerca de diversos temas ambientais.

Com base na gestão participativa, integrada e descentralizada das águas da bacia do Paraíba do Sul, o CEIVAP e os Comitês Afluentes da bacia vêm trabalhando em conjunto com o intuito recuperar os mananciais de cada região hidrográfica. Programas do CEIVAP como SIGA, PROTRATAR, Mananciais e Escola de Projetos têm sido elaborados e/ou realizados em parceria com os Comitês Afluentes. A soma dos esforços tem apresentado bons resultados.

Acompanhe aqui os projetos na bacia.

Acesse aqui a cartilha virtual da bacia.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO